Este post é para ajudar você que é novo(a) nesse universo de criptomoedas e quer aprender melhor sobre como funciona o Bitcoin.
Como você provavelmente já deve ter lido em algum material, ‘Satoshi Nakamoto’ é o pseudônimo do inventor do Bitcoin.
Em 2008, alguém usou esse nome e enviou o white paper Bitcoin a uma lista de correspondência criptográfica.
Essa lista de discussão continha pessoas renomadas que acreditavam em descentralização monetária e criptografia.
É por isso que esse nome é tão famoso. Como é evidente no nome, supõe-se que ele era japonês, mas seu uso impecável do inglês no white paper levanta dúvidas sobre essa conclusão.
O criador do Bitcoin utilizou três conceitos principais que são essenciais para entender os princípios da primeira criptomoeda do mundo:
Vamos entender melhor sobre cada uma? Confira:
Para entender como o Bitcoin funciona, é essencial entender o que é uma rede descentralizada. Em uma rede descentralizada, os dados estão em todo lugar.
Ex: se o Google usasse uma rede descentralizada, ainda seria possível acessar esses dados, porque eles estariam em toda parte e não apenas em um só lugar. Isso significa que o Google nunca ficaria offline.
O conceito principal de oferta e demanda é quando algo é limitado, tem mais valor. Quanto mais pessoas quiserem, mais o preço subirá.
O Bitcoin usa esse mesmo conceito. O fornecimento de Bitcoin é limitado. A criptomoeda é produzida a uma taxa fixa, que diminuirá com o tempo – dividida a cada quatro anos.
O Bitcoin tem um limite de 21 milhões de unidades; uma vez que existam 21 milhões de Bitcoins emitidos, nenhum novo BTC poderá ser criado.
Na Segunda Guerra Mundial, a criptografia era muito utilizada. Ela convertia as mensagens de rádio em código que ninguém conseguia ler.
Para lê-lo, era preciso converter de volta para a mensagem original. Para fazer isso, necessitava-se de uma chave. Isso tudo foi possível através de fórmulas matemáticas.
O Bitcoin usa criptografia da mesma maneira. Em vez de converter mensagens de rádio, o Bitcoin usa criptografia para converter dados de transação. É por isso que o BTC é chamado de criptomoeda.
O Bitcoin faz isso usando a blockchain – Leia aqui para entender melhor sobre Blockchain.
Temos um e-book que vai ajudar você a compreender ainda mais sobre Criptomoeda. Ele está disponível para download gratuito. CLIQUE AQUI E CONFIRA!
< Voltar às notícias