Uma plataforma de compra e venda de criptomoedas da Ucrânia revelou uma colaboração que identificou os responsáveis por outra plataforma de compra e venda de criptomoedas especializada em receber e lavar o dinheiro proveniente de fraudes e ataques cibernéticos, como vírus de resgate.
As autoridades ucranianas realizaram a prisão de três homens em junho, apreendendo também dinheiro, munições e armas. Eles teriam viabilizado a lavagem de pelo menos US$ 42 milhões (cerca de R$ 230 milhões) e podem pegar até oito anos de prisão pelos crimes. A investigação ainda está em andamento.
A plataforma explicou que mantém uma equipe especializada para identificar serviços de compra e venda de criptomoeda considerados de “alto risco”. Esses dados seriam usados para resguardar os próprios clientes da corretora.
Chamadas de “Bulletproof Exchanges”, essas plataformas são estruturadas de modo a impedir a identificação dos clientes. Essa prática contraria a legislação em vários países. É comum haver alguma exigência legal para o cadastramento completo de correntistas ou clientes de serviços financeiros.
O termo “Bulletproof Exchange” deriva da expresão “Bulletproof Hosting”. Empresas de “Bulletproof Hosting” são aquelas que prestam serviços de internet para criminosos, ignorando denúncias de abuso de rede mantendo servidores on-line para coordenar ataques cibernéticos.
FONTE: G1 / ECONOMIA
Procure conhecer as plataformas nas quais pretende negociar seus ativos digitais. Confie em empresas que estão há anos no mercado e que possuem solidez e transparência.
< Voltar às notícias